Uma dica: Entrevista de Sonia Kruppa para a Rádio Brasil Atual

educacao 2018 rose valverde1a 300x195 - Uma dica: Entrevista de Sonia Kruppa para a Rádio Brasil Atual

Assisti a entrevista da Sonia Kruppa realizada no início de janeiro no canal youtube.com/radiobrasilatual. Só para fazer um pequeno resumo da sua fala, que achei muito importante, Sonia Kruppa afirma que a Educação brasileira tem que sair do Ceará! Sair de Sobral. Temos que chegar ao Pernambuco e encontrar Paulo Freire tentando realizar um processo de transformação coletiva. Não podemos aprovar uma gestão autoritária ou a ideia da privatização da Educação.

“Precisamos questionar os exames que testam e controlam. Precisamos decidir o que nós queremos, se um modelo privatista ou democrático de transformação e aí podemos também encontrar o economista Paraibano Celso Furtado.”

Sonia Indica o vídeo “Um longo Amanhecer” com a cinebiografia de Celso Furtado para entender um pouco mais sobre suas ideias. Vale a pena assistir…

https://youtu.be/nR71A5tYp6k

Sua fala também nos leva a questão: Qual o país que nós queremos?

Diz que precisamos pensar mais na Educação básica, no Ensino médio, na recuperação da ciência e tecnologia, na formação inicial e continuada dos professores, nos rumos do SECAD que trata da educação de jovens e adultos. Rediscutir o que ela define como dois projetos de Educação: a que formata e, a Educação que liberta e emancipa. Cita a influência da Fundação Lemann e o fato de Lemann ser um dos maiores proprietários no mercado aberto de escolas. Questiona: porque ele quer os dados de todos os estudantes do Brasil? Precisamos pensar se o que queremos é um projeto de Educação para o mercado. Defende o desenho de país retornando ás ideias de Celso Furtado. Afirma que precisamos mudar o ensino médio, a formação inicial e continuada de professores. A necessidade de implantarmos um novo modelo com a sociedade de ciência e tecnologia e, à lá Lula e Paulo Freire aprofundar a gestão democrática. Lembra que devemos utilizar mais as Universidades brasileiras e instituições de pesquisas e órgãos sindicais, fortalecer o Fórum Brasileiro de Educação e o Plano Nacional de Educação para podermos retomar nossos caminhos.

“Nós temos que defender a Escola Pública. Nós temos que defender o jovem brasileiro. Nós temos que defender e ter orgulho do processo de discussão que nós já fizemos. E, com relação ao Ensino Médio, precisamos buscar o conhecimento. O jovem tem direito ao conhecimento e tem direito a aplicação do conhecimento a técnica. Tem direito de aprender todas as disciplinas. Não posso ter um faz de conta no Ensino Médio. Temos que pensar a educação desde a creche ao Ensino Superior. “

Lembra do percurso que o Presidente Lula fez durante a campanha e cita a frase de Paulo freire que diz: “A cabeça pensa melhor aonde o pé pisa!

“A Escola não pode ser padronizada!”

“A Escola tem direito a autonomia!”

Assistam essa conversa na integra!

21 de janeiro de 2023 – Rose Valverde