Começando a olhar a paisagem
Um projeto que começou com o encantamento que a Serra de São José é a cidade de Tiradentes provoca em todos que se põe a olhar essa paisagem. Me encantei com a Serra e comecei a pintar várias cenas, ora no local, ora registrando em fotografia durante minhas caminhadas. Fui selecionando os lugares que me agradavam mais e comecei a pintar aos poucos.
Quando a pandemia chegou nos pegou de surpresa e nos fez olhar pra dentro, pro nosso lar, pro nosso jardim. Temos uma horta/jardim que enche nossa casa de aromas de temperos, ervas medicinais, pancs e flores. Por isso as rosas foram tão importantes pra mim. Minha sanidade se manteve ao perceber que, apesar da grande dor e angústia que a pandemia nos provocou, nosso jardim interior estava sempre nos presenteando com flores.
“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade!”
Durante os momentos de recolhimento uma ação coletiva de ajuda mútua se iniciou a partir do coletivo feminista @mulheres.de.tiradentes , daí surgiu o MUSA que provocou em mim a vontade de retomar caminhos. Fui acompanhando um trabalho coletivo que se iniciou com a necessidade de solidariedade mas que se transformou com a possibilidade de incentivar mudanças, capacitar e principalmente sonhar alto. Através do @musa.mulheressonhandoalto comecei a ver outros olhares para essa cidade que escolhi para partir.
Iniciamos em 2022 uma etapa de trabalho conjunto visando reunir algumas das Musas, conversar, trocar histórias e descobrir qual a paisagem que encantava cada uma delas. Foram quatro encontros com as Musas tentando conciliar os horários para podermos maquiá-las, fazer as fotos, e irmos conversando para eu poder preparar a etapa da pintura. Terminamos o registro fotográfico em fevereiro de 2023 mas as últimas aquarelas ficaram prontas em março.
Durante o período em que estive pintando fui registrando as etapas das pinturas e através de fotos pude ir criando um passo a passo como sempre fiz quando lecionava desenho e pintura. Sempre me encantei por acompanhar processos e transformei isso numa possibilidade de despertar a curiosidade das pessoas pela aquarela.
Fiz um vídeo mostrando o processo dos retratos para poderem perceber as etapas da criação:
No Dia Internacional da Mulher nos reunimos na RM Cerâmica Artística com algumas das participantes do @musa.mulheressonhandoalto pra comemorar. As Musas viram o resultados dos encontros que fizemos e as aquarelas prontas. Essa série de aquarelas fará parte da terceira etapa da exposição “olhar a paisagem e outros olhares.”
Assim esse projeto que começou com meu olhar para a paisagem ganhou outros olhares. “Olhar a paisagem e outros olhares” reúne tudo o que vivemos juntas, tudo o que sonhamos e ainda tudo o que podemos continuar a sonhar. Porque sonho que se sonha junto é realidade!
A parceria com o projeto de extensão universitária CRIAÇÃO trouxe várias propostas que permitiram a construção de atividades artísticas e culturais com mães, bebês e crianças pequenas do MUSA. Isso possibilitou investirmos em outros contatos entre a Arte e as MUSAS.
A exposição proposta por Amanda Valiengo é um exemplo desse encontro e, resultado do despertar que tivemos após um período difícil de pandemia que incentivou esses encontros originando outros olhares. O 34º Inverno Cultural da UFSJ será de 8 a 26 de julho e terá como tema “Operários da Arte.” Inspirada no quadro de Tarsila do Amaral, “Operários”, de 1933, a temática deste Inverno Cultural discute o contexto atual e o papel das pessoas que trabalham com as mais diversas manifestações artísticas no Brasil.
Obrigada Amanda Valiengo!
@criacaoextensao @musa.mulheressonhandoalto @lidilobo @carolaaassis @mauriliosouza8007 @rose.valverde @rmceramicaartistica
Foto em destaque: Visita a exposição no Centro Cultural da UFSJ – São João Del-Rei, 34º Inverno Cultural – 9 de Julho de 2023