Algumas pessoas contratam firmas que embalam tudo, mas depois acabam se arrependendo, pois levam meses para encontrar tudo o que precisam no uso diário.
Ontem assistindo um programa na TV ouvi uma pessoa falar que na mudança a gente perde tudo. Depende, eu nunca perdi NADA. Nunca quebrou nem mesmo um enfeite nas minhas mudanças. Se você se organizar, não perderá nada.
Você vai precisar de:
- Um rolo de cordinha de plástico (usada para embalar)
- Um rolo de barbante
- Fitas crepe e durex, mais largas para vedação
- Tesoura e estilete (Reserve um espaço da casa para guardar estes materiais para que não se perca no meio das coisas já embaladas)
- Plástico bolha (embalagens de quadros, peças de vidro e móveis delicados)
- Sacos de lixo (os pretos – grossos são mais resistentes) de 100 e 200 litros
- Sacolas plásticas grossas com alças (para miudezas e coisas leves), vários tamanhos
- Caixas de papelão de vários tamanhos (normalmente você consegue no mercado perto da sua casa ou em lojas aonde você é cliente)Comece com os pequenos objetos dos quartos, escritório e sala.
Vá identificando cada embalagem e a qual cômodo pertence, de quem é o material acondicionado e aonde estava guardado (ex.: quarto Iara, bijouterias – cômoda).As caixas de papelão pequenas servem para ir guardando os bibelôs, acessórios, fotos, coisas delicadas e frágeis. Não se esqueça de identificar cada uma delas.
Os plásticos grande podem servir para guardar as roupas do armário (guarde por partes, ex.: roupa de cama, roupas de sair, roupas de malha, etc.), depois de acomodar as roupas bem dobradas, ponha a etiqueta e deixe tudo junto num canto do cômodo. Caso você vá mudar para longe e utilizar um caminhão baú, pode ir organizando estes sacos em caixas de papelão normalmente fornecido por algumas transportadoras, para evitar que se rasguem e na hora de distribuir na casa nova você ganhara muito tempo na arrumação.
Se você tem quadros de vidro (eu tenho vários), não se esqueça de embalá-los com plástico bolha e amarrar com a cordinha plástica. Você pode fazer uma alça para carregar, fica mais prático. Não se esqueça de escrever na embalagem que é vidro e deixe todo o material de vidro num único canto da sala, aonde seja mais protegido. Na hora da mudança quem for levar vai saber do que se trata e terá o cuidado adequado.
Uma boa dica para organizar os livros – sacos de ração(vendidos em firmas de produtos de agropecuária) feitos com um tipo de plástico trançado é super resistente e dá par ir empilhando os livros e é melhor do que colocar em caixas que as vezes não resiste ao peso. Se você muda muito pode guardá-los e reutilizar depois.
Depois passe para a organização dos utensílios do banheiro, área de serviço e cozinha.
Procure ir embalando primeiro as coisas que não são utilizadas diariamente. Deixe para os últimos três dias antes da mudança o seu material de trabalho ou estudos e as louças de uso diário na cozinha, assim como os mantimentos.Nos dois a três dias antes da mudança e bom não se esquecer de desmontar cortinas, prateleiras e alguns móveis que são fixos na parede, máquina de lavar, deixando para o dia da mudança somente a desmontagem do chuveiro e o gás de cozinha.
Próxima dica – O que fazer no dia da mudança…