Histórias de vitórias

Vencedor é aquele que transforma os sonhos em realidade e que cultiva a esperança como alimento para concretizar seus projetos.

Esta semana tive dois grandes exemplos de como é importante sonhar e como podemos realizar nossos sonhos…

Turma de Desenho de Moda 5 - Histórias de vitórias
Formandas da turma de Costura Industrial (profa Eunice) e Desenho de Moda (Profa Rose Valverde) – CEM -JF – MG

 

Dia 30 de junho no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEM) aonde eu leciono tivemos uma noite de comemorações com a formatura de alunos do Curso Profissionalizante de Costura Industrial e Desenho de Moda e das turmas de Informática e do EJA.

Heitor - Histórias de vitórias
O aluno Heitor da Cruz de Oliveira – Formando do CEM

 

Destaco a presença de um aluno do EJA, o Heitor, que foi meu aluno de Desenho Artístico no CCBM (Centro Cultural Bernardo Mascarenhas) e depois estudou um tempo em meu atelier . Quando o Heitor comentou que gostaria de voltar a estudar e eu lhe indiquei o CEM. Ele então parou de fazer o curso de desenho e começou a estudar no CEM, mas não deixou de desenhar e enfeitou várias vezes as paredes da escola com seus desenhos. No dia da formatura recitou para nós uma poesia e foi emocionante ver sua dedicação e como ele provou que podia ir além e se superou ao mostrar sua emoção quando falou para todos sobre a “esperança”.

Nossa esperança é que mais jovens e adultos encontrem novos caminhos buscando o conhecimento e a riqueza existente na literatura, na poesia, na música e na arte.

No dia seguinte a esta formatura, recebi um telefonema de outra ex-aluna, Maria Lúcia de Paiva (que creio que tem mais de 75 anos) e com muita alegria me falou que após terminar o ensino médio fez vestibular e já está no segundo período da Estácio fazendo um curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos. Fiquei muito feliz e satisfeita ao receber da Maria Lúcia um agradecimento pelo incentivo que lhe demos quando estudou no CEM também.

Maria Lúcia 6 - Histórias de vitórias
Maria Lúcia quando fazia desenho artístico (2005)

 

Nestas horas a gente sente o quanto vale a pena dedicar nossa vida à educação. Não existe presente melhor do que ver um aluno investir no seu futuro e abrir seus horizontes.

Independente de todas as dificuldades a perseverança ainda é a melhor arma para se conseguir a vitória.

E, como sempre, continuo acreditando em mudanças, acreditando no poder da arte para transformar as pessoas e acreditando na EDUCAÇÃO como única forma de se contruir um futuro mais digno para nosso povo.