Uma mapa ilustrado para a Semana Criativa de Tiradentes

Uma das coisas que amo é olhar mapas! Por isso, quando fui convidada para fazer um mapa ilustrado para a 7a. edição da Semana Criativa, fiquei super entusiasmada. Vem conhecer a história desse mapa!

Algumas semanas atrás, Simone Quintas, idealizadora da Semana Criativa de Tiradentes, me perguntou se eu faria o mapa de Tiradentes com ilustrações em aquarela dos locais em que evento iria acontecer. Achei um desafio interessante, e apesar do tempo curto, consegui finalizar a tarefa. Confesso que não tive muito tempo para registrar todo processo de pintura das aquarelas, como sempre faço.

No vídeo abaixo, você pode conferir o passo a passo de algumas das aquarelas!

Vídeo do mapa com as etapas de sua criação.
No video 1, mostro quatro aquarelas do mapa: loja da Semana Criativa, o espaço criativo SCT – Villa Chafariz, a agência Beco de Tiradentes e o Espaço Raízes.
No vídeo 2, mais quatro aquarelas: o Sobrado Ramalho, o Sobrado Aimorés, Quatro Cantos Espaço Cultural e Casa Museu Padre Toledo.
No video 3, temos mais três aquarelas: Câmara Municipal de Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves e Casa Criativa.

As aquarelas prontas passaram a integrar o mapa da 7ª edição da Semana Criativa – 2023. Eu amei participar desse projeto tão rico e criativo! out/2023 – Rose Valverde

 

O Primeiro mapa de Tiradentes em Aquarela

mapa tiradentes semana criativa3 19set 1024x689 - Uma mapa ilustrado para a Semana Criativa de Tiradentes

A primeira vez que fiz um mapa de Tiradentes foi em 2019. Aqui, conto como foi o processo.

Ao fazer a base inicial do mapa, tive que improvisar. Fiz impressões de tela do Google Earth. Daí, no computador, converti em imagem e imprimi o mapa com as ruas em tonalidade bem clara, na proporção certa. A próxima etapa foi transferir esses contornos impressos para folhas de papel Canson, emendadas, para poder começar a pintar. Isolei as ruas com uma máscara líquida que utilizo para fazer aquarelas. Depois de tudo pintado, retirei o látex e preparei para digitalizar o mapa.

A digitalização do mapa teve que ser feita em Juiz de Fora, pois era preciso conseguir uma boa resolução. O mapa digitalizado voltou para o computador para ser reduzido, e foi para outro programa, o Corel Draw, onde fui colocando os nomes de ruas e bairros. Aí, coloquei o texto base, e o mapa, convertido em imagem, ficou pronto para ser utilizado. Inicialmente, ele foi publicado no Jornal Me Guia Tiradentes, tendo ao lado as igrejas e capelas que eu havia pintado também.

Em 2019, durante a Semana Criativa, além de participar expondo nossas cerâmicas, RM Cerâmica Artística, na feira de artesanato e design do evento, fiz a arte do mapa que foi inserido na programação.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre a criação desses mapas! Eu certamente adorei fazê-los!