Há meses comentei com vocês que pretendia ir a São José do Vale do Rio Preto para relembrar os tempos que minha mãe dava aula de pintura lá. Na época eu e minhas irmãs: Tânia, Vânia e Jacqueline, auxiliávamos nas aulas distribuindo os materiais e orientações passadas aos alunos. Pois é, trago mais novidades sobre o Hotel Fazenda Valverde e a sua proprietária que foi uma das alunas da minha mãe.
Primeiramente, fiquei agradavelmente surpresa com a pintura marmorizada no Hall de entrada, até me lembrou as pinturas que tem no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora…
Com um mobiliário cheio de detalhes em marchetaria e gravuras (litografias) da época do império.
Além do excelente trabalho que Nazir Furtado (proprietária do local) fez, transformando uma Senzala em um refeitório com um pequeno salão de jogos, sem descaracterizar sua fachada, mantêm em exposição vários objetos antigos e até curiosos, como uma escarradeira, peças e ferramentas utilizadas na senzala, um tanque talhado num único bloco de pedra, pilões de pedra e de madeira, geladeiras antigas e várias louças e utensílios que eram utilizados na grande mesa com 20 lugares que possui em sua sala de jantar.