Escolhida a casa ou apartamento vamos agora conferir os documentos e providenciar a documentação para a locação.
Com a chave da nova casa na mão a ordem e agir rapidamente para não ter que acumular despesas pagando dois aluguéis. Algumas imobiliárias começam a contar o aluguel assim que lhe entrega as chaves. Negocie o início do pagamento para o dia do fechamento do contrato.
Aproveite para entrar em contato com algumas firmas especializadas em Mudança para agendar a sua mudança assim que estiver com a documentação pronta.
- Não se esqueça de conferir o preço do IPTU (pago em dez parcelas), taxas (condomínio, taxa de incêndio e etc.) e situação da água e luz da casa (se a energia já está ligada ou não).
Documentação para contrato de locação:
- Você vai precisar de fiadores e normalmente as imobiliárias exigem dois fiadores com imóveis e renda mensal comprovada, ou terá que fazer um depósito (caução) no valor do Aluguel podendo chegar ao valor de um ano de pagamento. Alugando direto com proprietário pode-se negociar a apresentação de um fiador com imóvel somente.
- Xerox de documentos: RG, CPF, Comprovante de renda, Comprovante de residência (conta de luz ou telefone), do locatário e seu cônjuge e dos fiadores.
- Registro de imóveis do fiador atualizado. O cartório de registro de imóveis emite uma certidão que comprova a posse do imóvel pelo fiador. Isto leva uns dois dias para ser emitido, portanto faça o contato com seu fiador o mais rápido possível para não atrasar sua mudança.
- Verificar se existem taxas de confecção de contrato.
- Algumas imobiliárias exigem que você pegue uma certidão na associação de imobiliárias comprovando que você não tem nenhuma pendência em imóveis anteriores.
- Após a assinatura do contrato terá que reconhecer firma e autenticar as assinaturas em cartório.E ai, prepare-se para a mudança e boa sorte!