A vitória da DESINFORMAÇÃO

Harry Pintura - A vitória da DESINFORMAÇÃO
Harry – Desenho de minha ex-aluna Fernanda Sinhoroto Evaristo Carlos, feito para a Iara, no dia 6 de setembro de 2007

 

No dia 17 de setembro, minha filha teve que sacrificar seu cão o Harry após quase um mês de tentativas de salvá-lo da Cinomose. Para quem não conhece é uma doença incurável que quando não mata deixa sequelas nos cães que vão desde cegueira, perda de audição, problemas pulmonares ou perda de movimento das patas (traseiras principalmente).

Falo em vitória da desinformação porque não sabíamos que ela poderia ser evitada com a repetição freqüente de uma vacina que aplicamos quando ele era pequeno e nem que ele podia adquirir esta doença quando adulto também.

As autoridades sanitárias fazem campanhas contra a raiva somente mas permitiu a distribuição de vacinas em alguns estados brasileiros com problemas o que ocasionou a morte de vários cães. Infelizmente sofrem mais as crianças que fazem parte da vida desses cãezinhos e que praticamente adoecem junto com eles quando isto acontece.

A falta de informação é tão cruel quanto a falta de dinheiro para comprar as caras vacinas e remédios que podem aliviar o sofrimento desses animais. Enfim, faço sempre um paralelo com nossas vidas porque informação é algo de difícil acesso para a maioria da população.

… Imagina então neste ano de eleição com tantos candidatos, tantos números, e a gente não consegue se informar direito para poder escolher em quem votar. Vamos acabar morrendo de RAIVA quando percebermos que novamente foram reeleitos tantos incompetentes quanto outros que entram também despreparados e depois, coitados de nós, vamos chorar muito porque perdemos uma oportunidade de ter um futuro melhor.

Acho que nossa prioridade número 1 é a Educação. Caminhando com ela a informação, que é um direito de todos nós.

Como estou lendo o livro São Francisco de Assis (João Nunes Maia pelo espírito Miramez) que amava os animais lembrei de finalizar esta postagem com sua oração:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado

e é morrendo que se nasce para a vida eterna… “

Harry - A vitória da DESINFORMAÇÃO
Foto de Harry tirada pela minha filha, Alline Valverde