Rose Valverde, Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho, natural de Três Rios - RJ. É Artista Plástica, Designer Gráfico e Professora de Artes.

Graduada em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), lecionou em escolas particulares e públicas do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Designer Gráfico para empresas de comunicação. Atua na execução de projetos de decoração e pinturas especiais em residências e escritórios. Ministra aulas particulares de desenho e pintura.

Como artista plástica realizou exposições em galerias e espaços culturais da região. Em torno de 60 exposições: sendo doze exposições individuais e participações em coletivas nas cidades de: Três Rios, Petrópolis, Paraíba do Sul, Miguel Pereira, São José do Vale do Rio Preto (RJ), Sapucaia, Visconde do Rio Branco e Juiz de Fora (MG).
Foi chefe do sub-setor de Artes Plásticas da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage - FUNALFA - JF.
Atuou como membro do Conselho Diretor do Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, de 91 a 93 e Membro efetivo do Conselho Curador da FUNALFA, de 91 a 94.

Retornando a Três Rios em meados de 94, trabalhou como professora de Educação artística, Designer Gráfico, Desenhista técnico e mecânico. Ministrou aulas particulares de Pintura , Desenho e Aquarela.
Em 1998 muda-se novamente para Juiz de Fora onde fixa residência, retornando à suas atividades em Design Gráfico e Artes Plásticas.

Em 2002 ingressou como professora de artes no CEM - Centro de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Juiz de Fora onde atualmente realiza o curso profissionalizante de Desenho de Moda e os cursos de Formação Sócio-artístico-cultural de Desenho Artístico e Desenho em Quadrinhos.

Em 2010 concluiu sua especialização em Arte, Cultura e Educação - 2008 Lei Estadual de Incentivo à Cultura/MG - Arcelor Mittal - Pró-Reitoria de Cultura/UFJF - Instituto de Artes e Design/UFJF. Trabalho de Conclusão de Curso: IRANI CORRÊA PINTO: A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DE UMA ARTISTA/EDUCADORA NO INTERIOR FLUMINENSE. Veja apresentação com resumo da monografia.

Foi eleita representante da área de artes plásticas no CONCULT (Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora) 2011/2013.

Em parceria com mais quatro artistas de Juiz de Fora inaugurou em setembro de 2011 o Atelier Ponto com Arte - Atelier de arte e artesanato. Blog: http://atelierpontocomarte.blogspot.com. Em outubro de 2015 encerraram as atividades do atelier em JF.

Rose Valverde e Maurilio Souza inauguram novo atelier em Tiradentes - Com a produção da RM Cerâmica Artística retomam suas atividades na Rua Vereador Barbosa Filho, 70, Parque das Abelhas, Tiradentes - MG. Blog: http://rmceramicaartistica.blogspot.com.

 

voltar