Reconstruir

 

Projeto Reconstruir - Educação Especial de Adultos

A partir de agosto de 2010 comecei a trabalhar com as turmas do Projeto Reconstruir. A principio nosso objetivo era trabalhar com pintura em tecido, mas assim que fiz os primeiros contatos com os alunos achei que seria necessário introduzir noções sobre a forma e orientações básicas de desenho. O fato de termos alunos com vários perfis diferentes (deficiente auditivo, visual, síndrome de Down e deficiente mental) nos fez reavaliar o processo de aprendizagem da turma e percebi que alguns possuem pouco controle motor e necessitam de estímulo e exercícios constantes para absorverem os conceitos de volume e formas geométricas variadas.
Comecei a utilizar alguns jogos pedagógicos que me auxiliaram a fazer um paralelo entre o volume e o traço. Utilizamos primeiro o círculo em vários tamanhos de madeira bidimensional e tridimensional, depois estudamos o triângulo e após o quadrado e retângulo. Sempre procuro fazer um paralelo entre o tridimensional e o bidimensional utilizando as peças de madeira colorida e após estimulando para que o aluno crie desenho com estas formas seja utilizando as peças como modelo ou partindo daí para criar outras formas ou associar idéias a estas formas.
Passei a utilizar a música em sala de aula para que possamos ter um ambiente mais tranqüilo e para tirar a atenção do barulho do corredor que atrapalhava muito a concentração dos alunos.
Tenho percebido muitos progressos nos alunos em relação ao controle motor assim como nas atitudes.
Alguns alunos tem dificuldades visuais muito acentuada e não usam óculos, talvez pela dificuldade de avaliação ao fazer exames, mas isto dificulta a percepção de formas e o aprendizado. Procuro estimular vários sentidos além da visão, como o tato e a audição.
Tenho introduzido também a leitura de textos para tentar fazer uma descrição visual da cena lida.
A maioria das atividades partem da necessidade de variedade sem esquecer de reforçar o que já foi aprendido pois muitos tem dificuldades de memorização devido ao fato de utilizarem medicações que podem interferir na memorização e aprendizagem.
Rose Valverde
Turma 2 - Terça
Turma 1 - Quarta

Apresentações no CEM

visita ao Horto Florestal-06out2010

Passeio no horto - Poço D'Antas - veja postagem do blog:

http://http://dicasdemudancas.blogspot.com.br/2010/10/visita-ao-horto-florestal-do-poco.html

 

V Mostra de Artes do CEM - dia 15 de dez 2010 - http://dicasdemudancas.blogspot.com.br/2010/11/cultura-africana-em-debate-no-cem-jf-mg.html

Voltar