Apresentação

O curso de Desenho em Quadrinhos iniciou no 2° semestre de 2007, no turno da manhã com aulas 02 vezes por semana na 3ª e 5ª.

Atualmente (2013) o curso de Desenho em quadrinhos está sendo oferecido na parte da tarde com aulas na 3ª (1h15 de duração cada aula).

Objetivo:
. Utilizar a linguagem da história em quadrinhos, examinando a sua forma artística e funcionalidade. Definir os elementos básicos dos quadrinhos e como a mente processa sua linguagem.
. A influência do tempo nas histórias, o que acontece entre um quadro e outro e a interação entre palavras, figuras e narração. Como desenvolver tiras, histórias, criar e trabalhar figuras e personagens.
. O processo criativo e suas implicações na arte em geral.

Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2° semestre/2007

Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2008
Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2009
Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2011
Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2012
Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2013
Arquivo de Fotos e Desenhos dos Alunos - 2014
Conversa com a escritora Neli Aquino e Palestra do Cartunista Bello - 23 de junho/2008
Notícias e curiosidades sobre Desenho em Quadrinhos

Projeto de Historia em quadrinhos
Bernardo Mascarenhas , um homem, várias histórias - da Cedro e Cachoeira até os dias de hoje
Aprovado pela Lei Murilo Mendes N. 037/10


Conteúdo do curso*:
1 – Colocando o pingo nos is:
. O surgimento da história em quadrinhos
. Pai da história em quadrinhos Rodolphe Topffer
2 - Vocabulário dos quadrinhos:
Ícone; Figuras; Diferença entre um desenho realista e um cartum
Combinação de personagem e cenários
3 – Usando a sarjeta
Tempo e Espaço
Transição quadro-a-quadro:1. momento-pra-momento;
2. ação-pra-ação; 3. tema-pra-tema; 4. cena-pra-cena;
5. aspecto-pra-aspecto; 6. non-sequitur.
Ocidente e oriente ; Figura /fundo; Ordem dos quadrinhos
4 – Moldura dos tempos
Mudança do tempo; Tempo em movimento; Linha de movimento;
Som e movimento
5 – Linhas e traços
Emoções através das linhas; Potencial expressivo das linhas
Símbolos – a base da linguagem
6 – Mostrar e dizer
Palavras e figuras
7 – Os seis passos
Quadrinhos e arte, Idéia/objetivo, Forma, Idioma, Estrutura;
Habilidade; Superfície; Habilidade; Superfície
8 – Uma palavrinha sobre cores
Cor - maior venda – maior custo
9 - Arte sequencial

* O curso tem como referência o livro "Desvendando os Quadrinhos" de Scott Mc Cloud.

Rose Valverde

Voltar