Apresentação

Concretização de um sonho

Sou Artista Plástica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, já lecionei em escolas particulares no estado do Rio de Janeiro e no CIEP de Três Rios - RJ, trabalhei nos últimos quatorze anos como autônoma nas áreas de Design Gráfico e Artes Plásticas realizando exposições, ministrando aulas particulares de pintura, desenho, aquarela e executando projetos de decoração e pinturas especiais em residências e escritórios.

A criação de uma oficina de Desenho Artístico era um sonho que possuia há anos desde que trabalhei na FUNALFA (1990-1994) exercendo o cargo de Chefe do Sub-setor de Artes Plásticas desta Fundação. Na ocasião conseguimos instalar um atelier de Artes Plásticas no Espaço Mascarenhas e iniciar um projeto de divulgação de trabalhos artísticos de alunos da Rede Municipal através de exposições no Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, mas infelizmente nosso objetivo de criar um curso de desenho artístico para alunos carentes não pôde ser viabilizado em função da limitação do orçamento que tínhamos na Fundação.

Em 2002 tive a oportunidade concretizar este sonho através da minha contratação como professora de Artes para o CEM, quando por sugestão da equipe pedagógica da escola criamos a Oficina de Desenho Artístico.

Nos anos de 2004 /2005 e 2006* ampliamos os horários e passamos a ter outra profª na parte da tarde.

Em 2007 iniciamos o curso com a denominação de Curso Profissionalizante de Desenho Artístico no qual foi acrescentado a matéria de Habilidades Gerais, contando com uma professora que dava noções sobre, cidadania, empreendedorismo, leis trabalhistas e dicas para ingressar no mercado de trabalho.

Em 2008 o curso de Desenho Artístico sofreu novas alterações passando a ser considerado curso de formação sócio-artístico-cultural, para adolescentes a partir de 12 anos e adultos, com a duração de um ano.

De 2002 a 2017 passaram pela oficina de desenho artístico cerca de 475 alunos (nas minhas turmas). A maioria dos alunos oriundos da Rede Municipal de Ensino e de vários bairros de Juiz de Fora.

Em junho de 2017 me aposentei e estou atualizando meus arquivos finais para que possam ter acesso aos registros que fiz. Mas minha ligação com a arte-educação não para por aqui, pois, não poderia parar de ensinar/aprender arte.

Rose Valverde (24-09-2017)

* a partir de julho de 2006 interrompeu-se o módulo de desenho avançado no CEM.

Objetivo

A Oficina de Desenho Artístico tem como objetivo desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos, adquirir uma linguagem própria e noções de cor, forma, espaço e composição. Adquirir o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.

"O prazer de ensinar Arte foi uma agradável descoberta, que me fez perceber que, a necessidade da arte e a sensibilização do ser humano produz um enriquecimento duplo, tanto do aprendiz quanto do professor.
Pela experiência que tive com vários alunos nos últimos anos cheguei á conclusão de que basta querer para realizar.
O dom de desenhar é possível de ser cultivado no ser humano como quando se cuida de uma flor; prepara-se a semente, rega-se, cuida-se até que ela começa a desenvolver-se e a produzir flores e frutos."

Rose Valverde

Arquivo de Desenhos dos Alunos - de 2003 a 2017
Galeria de Fotos de 2004 a 2009
Galeria de Retratos feitos por Rose Valverde - alunos do CEM
Exposição dos Alunos - Projeto Eu Faço Arte - CCBM - turma de 2004 - 1º semestre
Listagem Geral de alunos de des. Artístico - 2002 a 2017

Voltar