Rose Valverde - arte digita

10 anos de site - Rose Valverde - história


Dia 1° de Março de 2010, fez 10 anos que criei o meu site, inicialmente com o endereço vinculado ao provedor que possuía na época e, posteriormente registrei meu domínio que foi ao ar em 2006 com o endereço www.rosevalverde.art.br.

No início a intenção era montar um portfólio digital divulgando os serviços de design e os quadros. Aos poucos comecei a adicionar textos sobre arte, serviços de decoração e outras experiências que passei a realizar. Aproximadamente em 2003 criei um link sobre Arte-Educação e daí para frente, esta foi a página que mais cresceu em acesso e conteúdo e, que me agradou mais montar.

Comecei escrevendo sobre algumas inquietações que sentia em relação ao ensino de desenho e a arte em geral, depois, passei a registrar as atividades do curso que eu ministro no CEM - Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho, da rede municipal de ensino em Juiz de Fora. Comecei a arquivar os trabalhos de alunos, os desenhos que eu fazia deles, ao ensinar a desenhar com modelo vivo e, aos poucos fui acrescentando fotos e trabalhos de alunos das oficinas que fiz no CCBM – Centro de Cultura Bernardo Mascarenhas e no meu atelier, em minha residência. Após anos de preocupação com a memória do ensino de desenho e depois de ter ingressado num curso de pós-graduação em Arte, Cultura e Educação pela UFJF, vejo que o link, Arte-Educação, representa o meu coração, mas minhas lembranças estão presas a outros links que contam também o início de minha historia.

Nestas páginas estão minhas recordações de Três Rios (RJ), cidade em que nasci, da influência que recebi de minha mãe, Irani Corrêa Pinto, que foi artista-educadora em Três Rios e em várias localidades da região, das exposições que fizemos juntas e com meus irmãos também. Os trabalhos que realizei como desenhista técnica, desenhista-projetista e designer gráfico. Imagens do Metrô de Recife, que foi um dos projetos do qual participei como desenhista projetista na extinta Cia Ind. Santa Matilde em Três Rios no qual fiz os desenhos do revestimento em fibra de vidro para a cabine. A criação do design interno do automóvel SM (modelo85/86). Desenhos resultantes de muitas viagens para Rio, São Paulo, BH e Cruzeiro registrando detalhes de vagões e equipamentos ferroviários para uma série de pranchas com perspectiva de vagões para a RFFSA (final da década de 1980), e foram muitas horas de prancheta e meses de trabalho para registrar os vagões, GDT, HAT, GFS, GHS e Plataforma. Fora isto tem os serviços de decoração, reformas e pintura Mural que executei em vários lugares de Minas e RJ, as exposições coletivas e individuais que realizei em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro e em Minas e um arquivo dos vários textos que inseri no site e que estão arquivados no link - ARTexto.

Hoje após 10 anos de trabalho acho que valeu a pena investir horas e horas do meu tempo reunindo imagens, histórias, expondo arte, divulgando eventos e outros artistas também. Sempre me preocupei em arquivar documentos, guardar fotos e desenhos e, apesar de muitos falarem que o brasileiro não tem preocupação com sua memória, esta realidade esta mudando e muitos pesquisadores estão começando a resgatar fatos e produções artísticas importantes realizadas no Brasil.

Após anos de aprendizado, dedicação e muito prazer em realizar esta grande paixão que é a arte, de várias formas diferentes, meu maior presente é receber a visita dos clientes, parentes e amigos, sabendo que as informações aqui contidas foram bem acolhidas e atenderam sua função.

Sendo este um site pessoal agradeço aos que acessaram este site movidos pela vontade de conhecer um pouco mais o meu trabalho.
A todos (as), muito obrigada!

Voltar